Jalapão



O Parque Nacional do Jalapão fica no Tocantins e foi criado em 2001. Seu nome deriva de uma erva medicinal muito comum na região, chamada Jalapa-do Brasil. Neste amplo espaço que abrange quase 150 mil hectares a paisagem é formada pela vegetação típica do cerrado, com muitos rios, riachos e ribeirões que desenham o relevo magnífico.

Com uma temperatura média de 30 C, é uma região árida pontilhada de pequenos oásis onde vivem diversas espécies da fauna brasileira, como onças, jacarés, macacos, raposas, veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás e gambás, além de sucuris, cascavéis e jibóias. No céu do Jalapão é possível identificar tucanos, papagaios, araras-azuis, siriemas, emas e urubus.

Nas cidades que circundam o parque é possível encontrar objetos feitos com o Capim Dourado ou com a Seda de Buriti, formas tradicionais de artesanato que ajudam as comunidades locais a viver de forma ecologicamente responsável.

Devido à sua baixa densidade populacional, com menos de 1 habitante por Km2,  é comum ficar no Jalapão sem encontrar nenhuma pessoa durante a viagem, o que faz da região um roteiro muito indicado para os apaixonados pela natureza.

Texto desenvolvido para Ambiental Expedições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário