Dicas para quem está amamentando



Amamentar o bebê é um ato de amor. Além da qualidade nutricional do leite materno, o ato em si mesmo simboliza toda uma gama de emoções e sentimentos e povoa o imaginário feminino.  Muitas mulheres, no entanto, encontram alguma dificuldade e preferem abandonar a amamentação por desinformação ou insegurança. Selecionamos algumas informações que podem ajudar às mamães neste momento tão íntimo com seu bebê.

Informe-se
Esteja preparada. Durante a gravidez, converse sobre a amamentação com as pessoas de sua confiança. Não tenha vergonha de perguntar. Sites, livros e revistas como a Bebêmix podem ajudar bastante. Ouça o que diz o seu médico.

Tenha paciência
Acredita-se que até 70% das mulheres tenham algum tipo de dificuldade ao amamentar, mas a maioria consegue continuar. A amamentação não é um processo exato, e não envolvem apenas fenômenos fisiológicos, mas também emocionais. 

Sossego
Procure amamentar em um lugar tranqüilo, de preferência com apenas você e seu bebê. Quanto menor a distração, melhor a sua concentração em mamar. Nos primeiros dias esta tranqüilidade é ainda mais importante.

Proteja o bico do seio
Durante a gravidez a produção de hormônios torna o tecido mais resistente, mas mesmo assim podem surgir pequenos ferimentos nos bicos dos seios. Lave apenas com água, mantenha o sutiã seco e evite lavar logo após as mamadas. 

Não deixe o leite empedrar
Quando a mamãe tem muita produção, o leite pode empedrar e dificultar a sucção. Nestes casos ela deve massagear levemente os seios com movimentos circulares e ajudar o bebê com a ordenha manual.

Crie uma rotina
Estabeleça uma rotina que concilie as refeições do bebê com suas demais necessidades. Tente manter esse cronograma de forma a garantir o bem estar do bebê e permitir um planejamento mesmo que impreciso. Esta disciplina é difícil, mas só traz benefícios ao bebê e à mamãe.

Texto desenvolvido para a Revista Bebêmix

Nenhum comentário:

Postar um comentário